A nova variante Ômicron, sublinhagem BQ.1 foi registrada nas principais cidades goianas. De acordo com um levantamento da Secretaria Estadual de Goiás (SES-GO), Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Caldas Novas, Valparaíso de Goiás, Alexânia, Mineiros e Jaraguá confirmaram os casos.
Foram sequenciadas 94 amostras de Covid-19 de outubro a novembro, dessas, 27 continham a sublinhagem BQ.1, 60 amostras com a sublinhagem BA.5 e 19 registraram outras sublinhagens. Não houve hospitalização em nenhum dos casos da BQ.1.
De acordo com a pasta, a circulação da sublinhagem BQ.1 pode ter começado entre outubro e novembro, já que as amostras foram coletadas em novembro. No país, a subvariante foi identificada em setembro.
A SES aconselha que, com a confirmação da variante no estado, os goianos voltem a usar máscara de proteção facial, especialmente para quem possui comorbidades, imunossuprimidos, idosos e gestantes. Pessoas que tiveram contato com casos confirmados também são recomendadas a usar o item.
De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema de vacinação completo é necessário para reduzir os riscos.