No Brasil, o empreendedorismo feminino tem apresentado crescimento notável. Atualmente, mais de 10 milhões de brasileiras são responsáveis por seus próprios negócios, representando 33,9% dos empreendimentos no país, de acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base nos dados mais recentes disponíveis na PNAD Contínua. Em Goiás, esse cenário também é promissor. Segundo dados da Receita Federal, 41,4% dos empreendimentos ativos no estado são comandados por mulheres, o que evidencia o papel crescente delas no fortalecimento econômico local e nacional.
A empresária, Vanessa Daniele, 50, é um exemplo de como a paixão e a resiliência impulsionam as mulheres a superarem desafios. Com uma formação financeira, ela decidiu seguir sua paixão pela moda e se especializou na área, estudando para se tornar personal stylist. “Sempre gostei de moda, e trabalhar com o que a gente ama é sensacional”, afirma Vanessa. Além disso, ela destaca a importância de sua curadoria personalizada, que visa valorizar o biotipo e a essência de suas clientes. “Nosso objetivo é que a cliente saia realizada, empoderada e com sua essência respeitada”, diz.
Vanessa também é responsável pelos provadores da loja, que ela mesma desenvolve com foco na experiência de suas clientes. Como personal stylist, ela realiza uma curadoria atenta ao estilo e às preferências pessoais, garantindo que cada cliente tenha seu biotipo valorizado, sem alterar sua essência. “A gente não pode dar opções que mudem a essência da cliente, então tem todo esse trabalho, todo esse cuidado para que a cliente saia realmente da loja feliz”, reforça.
Goiás, em especial, tem sido um estado de destaque no empreendedorismo feminino, com mulheres liderando negócios nos setores de serviços, comércio e até mesmo na agropecuária. Iniciativas como o evento “Delas - Mulher de Negócios”, promovido pelo Sebrae, reforçam a importância de capacitar essas empreendedoras e abrir mais oportunidades para que suas empresas prosperem.
Essa transformação no mercado de trabalho revela o impacto econômico positivo da presença feminina no setor empresarial. As mulheres empreendedoras, como Vanessa, são exemplos de como é possível aliar paixão e inovação, contribuindo para o crescimento econômico do Brasil e de Goiás, e inspirando outras a seguirem o mesmo caminho.