Nesta terça-feira (30) a Polícia Civil deflagrou por meio da Operação "Fauda", que visa cumprir quatro mandados de prisão, cinco mandados de busca e um mandado de apreensão de menor infrator. A ação tem como principal objetivo a investigação de um homicídio ocorrido na madrugada de 23 de abril na região central de Planaltina.
Segundo as informações levantadas durante as investigações, o crime teve origem em uma confusão envolvendo um grupo de quatro jovens em uma loja de conveniência. A briga foi resultado de conflitos anteriores entre as partes. Em determinado momento, o grupo deixou o local em um veículo preto e retornou acompanhado por um menor, que estava portando uma arma de fogo. Os indivíduos reiniciaram a discussão, culminando com o menor efetuando disparos contra a vítima, que veio a óbito no local.
A equipe de investigação do GIH identificou a participação de cinco pessoas, incluindo o menor infrator. Após diligências, depoimentos e trabalho de inteligência, a autoridade policial solicitou a concessão de medidas cautelares de busca e prisão preventiva, que foram deferidas pela 1ª Vara Criminal de Planaltina. Além disso, foi requisitada a busca e apreensão do menor infrator à Vara da Infância e Juventude, e também foi cumprida durante a operação.
Os investigados serão indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e corrupção de menores. Já o menor infrator será autuado no ato infracional equiparado ao crime de homicídio qualificado. A operação "Fauda" demonstra o compromisso da Polícia Civil em esclarecer crimes e levar os responsáveis à Justiça, buscando a segurança e a tranquilidade da comunidade. As investigações seguem em andamento para identificar outros possíveis envolvidos e esclarecer por completo os detalhes do homicídio em Planaltina.