A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), reforça a importância do respeito às faixas de pedestre nas vias da Capital.
Em 2023, a Mobilidade revitalizou e implantou mais de 1,8 mil faixas de pedestre e realizou em torno de 3,7 mil intervenções. “De 1° de janeiro a 22 de fevereiro deste ano já foram realizadas 400 intervenções por agentes em faixas da Capital”, diz o secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia.
Atropelamentos de pedestres no País subiram 13% de junho de 2022 a janeiro de 2023. Somente em Goiás, que apresenta a pior situação do Brasil, foram 6.402 internações por atropelamentos no primeiro semestre de 2023, um aumento de 21,36% do mesmo período de 2022.
De acordo com o levantamento, baseado em dados do Ministério de Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), elaborado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), os idosos que andam a pé estão vulneráveis aos riscos de acidentes. O estudo aponta que no primeiro semestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022, houve um aumento de 37,9% das internações de pessoas na faixa de 60 a 69 anos por acidentes nas ruas. A faixa dos 70 aos 79 anos e de 80 anos ou mais também apresentaram aumentos significativos de 26,6% e 34,2%, respectivamente.
Já entre os jovens e adultos, a faixa dos 50 aos 59 anos registrou um aumento de 21%. Os grupos de 15 a 19, de 30 a 39, e 40 a 49 anos também viram aumentos, respectivamente, de 9,4%, 9,9% e 9,9%. O grupo de 20 a 29 anos teve aumento de 1,5%.
O diretor de Trânsito da Mobilidade, Horácio Ferreira, ressalta que o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê esse ordenamento nas vias; os veículos maiores devem zelar pela segurança dos veículos menores; os motoristas dos veículos não motorizados e todos devem zelar pela segurança do pedestre. O pedestre também tem seus deveres, por ser o usuário da via pública com maior fragilidade, ele também carrega a sua responsabilidade segundo o CTB.