A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira, 1, Ranyel da Cruz, de 42 anos, suspeito de praticar estelionato ao prometer facilidade na aquisição de apartamentos populares, em Aparecida de Goiânia.
De acordo com a polícia, seis vítimas foram identificadas até o momento o prejuízo somado já é de R$ 80 mil. Ranyel se passava por funcionário público da prefeitura, e depois de receber valores entre R$ 4 e 5 mil, prometia facilitação na aquisição de apartamentos populares.
Ele ludibriava as vítimas ao dizer que conseguia manipular os critérios de sorteio da concessão de apartamentos da AGEHAB – Agência Goiana de Habitação. No site da AGEHAB é possível identificar que “quando as moradias estão em fase final de construção, as famílias da cidade passam por seleção da Agehab em parceria com as prefeituras. Cada edital tem suas regras próprias. As famílias recebem as moradias de forma gratuita, sem arcar com nenhum custo de financiamento”.
Para convencer ainda mais as vítimas, ele dizia ter sido aprovado em um concurso público de delegado de polícia e que era amigo de pessoas com cargo de autoridade na cidade. Com o passar do tempo e sem entregar qualquer apartameno que havia prometido, ele começou a ameaçar as vítimas.
A Autoridade Policial representou pela prisão preventiva do suspeito, que foi efetuada após diligências investigativas. Ele está à disposição do Poder Judiciário.