https://www.youtube.com/watch?t=234&v=uUbIWqiynBY
Por que a água do mar brilha como luzes de neon quando uma onda rebenta na Califórnia? Um recente relatório do Discovery News forneceu uma resposta a esta pergunta.
De acordo com o biólogo marinho Jorge Ribas, a luminosidade é causada por uma maré maciça de algas vermelhas, de fitoplâncton bioluminescente, chamado Lingulodinium polyedrum. Os micro-organismos emitem luz em resposta ao stress, como quando uma onda se choca contra a costa, uma prancha de surf passa pelas ondas, ou o remo de um kayaker salpica a água.
Esse fenômeno é observado com alguma regularidade, pelo menos desde 1901 ao longo das praias nos arredores de San Diego, na Califórnia.
Para os surfistas que não se importam de apanhar uma onda numa água cheia de papa de micro-organismos vermelhos, o oceano brilhante oferece a oportunidade de uma vida.
Este fenômeno não acontece apenas nas praias da Califórnia, já foi detetado também nas Ilhas Maldivas, onde foi registado pelo fotógrafo Will Ho. Várias espécies de fitoplâncton são conhecidas pela sua capacidade de brilhar, e as luzes podem ser vistas nos oceanos de todo o mundo, disse o biólogo marinho e especialista em bioluminescência Woodland Hastings, da Universidade de Harvard.
Os cientistas pensam que a bioluminescência também pode ser uma forma de defesa contra os predadores ou inimigos.
De acordo com uma outra ideia, chamada teoria “alarme anti-roubo”, o fitoplâncton brilhante pode usar a sua luz com a intenção de atrair a atenção de predadores secundários, que podem atacar qualquer criatura que o tenta atacar.
Para os curiosos que quiserem perceber melhor este fenômeno de algas e animais que brilham no mar podem ver este vídeo de um evento TED.