Nessa sexta (20) um raro eclipse poderá ser presenciado por quem estiver no Hemisfério Norte. Um alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra resultará em um eclipse solar total. De alguns locais em países nórdicos será possível ver o Sol completamente coberto pela Lua, o que não acontece desde 1999.
“Um eclipse total do Sol acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, de forma que a sombra da Lua cubra a superfície terrestre”, explica a física Cristiane de Oliveira, do Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, Rio de Janeiro.
Muitas cidades da Europa vão ficar no escuro com o eclipse. Quanto mais ao Norte se estiver, mais se perceberá o Sol encoberto. Porém, o eclipse só poderá ser visto em sua totalidade no território dinamarquês das Ilhas Faroe e no arquipélago norueguês de Svalbard.
O fenômeno não poderá ser observado no Brasil, mas quem quiser pode acompanhá-lo ao vivo pela internet, em sites como o Virtual Telescope e o Solar Eclipse 2015. O eclipse começa às 5h24 (horário de Brasília) e deve atingir o ápice quatro horas depois.