Goiás hoje vive uma condição de protagonista no cenário internacional na área de inovação tecnológica. O reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido pelo Media Lab/UFG, considerado o melhor e mais bem equipado laboratório do gênero na América Latina e que compartilha ações com Colômbia, Argentina e Chile. As informações são de Cleomar Rocha, coordenador do Media Lab.
Nesta semana, Cleomar está na República Dominicana, após ter passado um período na Colômbia em função da rede internacional que está em fase de montagem. “No Brasil, o Media Lab se converteu em uma rede e nosso laboratório assume a coordenação desta. Somos agora a sede do Media Lab Brasil, com laboratórios na UNIFESSPA (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará) e na UnB (Universidade de Brasília). Estamos negociando com a UFRGS, UFF e PUC-SP, para que montem seus Media Labs nos moldes do nosso e participem da rede”, explica.
No cenário, anteriormente restrito aos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro, Goiás desponta por meio de pesquisas e projetos. Rocha ressalta , ainda, que o interesse do trabalho desenvolvido não é exatamente de mostrar, mas potencializar uma rede colaborativa que tenha como função primordial reinventar o futuro e propor melhores condições de viver, seja em Goiás, no México, na África, Ásia ou mesmo Europa e Estados Unidos.
“Mais que demonstrar o potencial do povo goiano, queremos dar mãos e tornar a colaboração uma prática voltada para a melhoria da vida no planeta. E como esta iniciativa tem seu início em Goiás, certamente esta condição nos eleva a patamares de referência e qualidade inéditos até aqui”, pontua.
Qualidade de vida
O Media Lab é voltado para pesquisadores da área de inovação em mídias interativas. “O impacto das tecnologias na sociedade é notório”, destaca Cleomar. O especialista explica que, “nossas vidas já dependem dos sistemas tecnológicos. Sem eles não temos água, energia, alimentos, cultura e tantos outros elementos que fazem parte do nosso dia a dia. Todas estas ações estão de algum modo vinculadas ao uso de recursos tecnológicos. Comprar uma entrada de teatro ou fazer uma matrícula em uma escola, pegar um elevador ou chamar um táxi, tudo hoje depende de funcionalidades direta ou indiretamente relacionadas à tecnologia”, completa.
Rocha salienta ainda o fato de ser fundamental aplicar na melhoria das tecnologias com o objetivo melhorar a qualidade de vida. De acordo com ele, é essencial otimizar os esforços para o que realmente é indispensável e a tecnologia é a mais importante ferramenta. “A análise e o monitoramento do trânsito, da segurança, da qualidade do meio ambiente, dos produtos e processos”, esclarece.
Com o uso da tecnologia interativa proposta e colocada em prática a partir das pesquisas do laboratório, as pessoas poderão ter suas experiência reinventadas no monitoramento de suas casa, na indicação de trajetos mais rápidos e mais seguros para seu deslocamento, na otimização do tempo gasto no supermercado, no banco, nos shoppings, entre outras aplicações.
Outro ponto de extrema relevância abordado por Cleomar é a aplicação da tecnologia na educação. Isso representa uma mudança, a partir da qual o papel do professor é alterado e os estudantes passam a ser protagonistas de seu aprendizado. “A médio prazo, podemos mudar as experiências em todas as áreas. A longo prazo, podemos mudar toda a sociedade com a inserção de novas áreas de atuação e novos modos de sociabilidade”, complementa.
Junto da comunidade
As ações organizadas pelos pesquisadores têm como público a população em geral. Os eventos, publicações e produtos contemplam todas as faixas etárias de crianças à idosos, com e sem deficiência, tendo como perspectiva a melhoria da qualidade de vida a partir do uso de recursos tecnológicos. Nossas pesquisas sobre cidade inteligente, por exemplo, estão voltadas para a melhoria do dia a dia nas cidades, ao alcançar toda a população.
Eixos de pesquisa
- Arte tecnológica
- Design de interfaces computacionais
- Música e tecnologia
- Comunicação mediada por computador
- Sistemas de computação cognitiva
- Visualização de informações
- Interação usuário-sistema
- Tecnopsicologias e Psicotecnologias
Serviço
Local: Media Lab/ UFG
Rua Samambaia. s/nº - Vila Itatiaia - Goiânia