Nos próximos dias uma rocha espacial de cerca de 5km vai passar “bem perto” do nosso planeta. A 3200 Phaeton é um asteroide que deve passar a uma distância de apenas 10 milhões de quilômetros da Terra no dia 16 de dezembro.
Em proporções espaciais, a rocha vai passar de raspão no nosso planeta segundo especialistas, poderá ser visto até por quem estiver usando um telescópio pequeno desde que esteja em um lugar suficientemente escuro.
A distância que o Phaeton passará é apenas 26 vezes a distância da Terra à lua. De acordo com o portal Uol, a extensão do objeto é equivalente a distância do estádio Mané Garrincha ao Congresso Nacional. Embora seja grande, a rocha não apresenta nenhum risco ao nosso planeta.
O nome Phaeton vem da mitologia grega que acredita que o deus Hélio só andava em uma carruagem puxada por quatro cavalos. Um dia o filho desse deus, Faeton, pegou o meio de transporte de Hélio e perdeu o controle dos animais. Com isso, Faeton quase colocou fogo na Terra. Para evitar o desastre, com um raio Zeus destruiu a carruagem e acabou matando Faeton.
(Foto: European Southern Observatory/M. Kornmesser/NASA)