Não tem nada mais gostoso que aproveitar aquele restinho de bolo que fica no liquidificador, não é mesmo? Pois é, esse hábito pode causar intoxicação alimentar por causa de uma bactéria chamada E. coli. De acordo com uma pesquisa realizada por uma equipe com vários especialistas estadunidenses, o micro-organismo se reproduz tanto em ambientes úmidos quando secos.
De acordo com os dados, foram analisados prontuários médicos de 56 pacientes de 24 estados que apresentavam sintomas semelhantes como: febre branda, dor no abdômen, vômito e diarreia.
Além disso, foi realizado também uma entrevista com estas pessoas que afirmaram que usavam uma farinha do mesmo fabricante para preparar bolos entre outros e que costumavam comer um pouquinho de massa crua para experimentar.
Os pesquisadores analisaram fezes dos pacientes e amostras de farinha que confirmaram a presença da bacteria.
De acordo com a Super Interessante, foi realizado também uma análise no prédio da fabricante e descobriram que a E. coli já estava alojada no trigo antes deste virar de ser submetido ao processo para virar o pó que usamos em tantas receitas.
Entretanto, a boa notícia é que quando a farinha é submetida em altas temperaturas durante o preparo as bactérias morrem. Por isso, é importante assar o bolo e não comer a massa crua.
(Foto: reprodução Internet)