Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil
O asteroide 2018 CB passa nesta sexta-feira (9/02), às 20h30 (horário de Brasília), bem próximo da Terra – o equivalente a menos de um quinto da distância do planeta até a Lua, segundo informações da agência espacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês).
De acordo com a agência, o asteroide tem entre 15 e 40 metros e foi descoberto no último domingo (4/02) por um programa de monitoramento norte-americano gerenciado pela Nasa.
“Embora o 2018 CB seja muito pequeno, pode ser bem maior que o asteroide que entrou na atmosfera de Chelyabinsk, Rússia, há quase exatos cinco anos, em 2013”, informou o diretor de um dos centros de estudo da agência, Paul Chodas.
Segundo Chodas, asteroides do tamanho do 2018 CB não se aproximam da Terra com tanta frequência. Ele explicou que o evento talvez ocorra apenas uma ou duas vezes ao longo do período de um ano.
(Foto ilustrativa: European Southern Observatory / M. Kornmesser)
Transmissão ao vivo
Da redação
A transmissão da passagem do asteroide 2018 CB pela terra começa logo mais e será feita usando telescópios disponíveis no Tenagra Observatories, no Arizona, EUA.
O vídeo será transmitido no canal do Youtube do Virtual Telescope, um projeto que transmite este tipo de fenômeno ao vivo, em tempo real.
"Somos a principal instalação que transmite o evento astronômico ao vivo. Nós inventamos essa nova maneira de fazer astronomia através das tecnologias mais avançadas. Nosso sonho: traga o Cosmos, ao vivo, em tempo real, onde quer que haja um computador conectado à internet", esclarece a descrição do canal na plataforma de vídeo.
Acompanhe: