Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Campeonato Goiano é paralisado em meio ao surto de coronavírus

O Campeonato Goiano está suspenso por tempo indeterminado devido a pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada ontem (17) após reunião realizada na sede da CBF entre os presidentes das federações e diretoria da entidade.

A princípio, a Federação Goiana de Futebol (FGF) antecipou as duas últimas rodadas da primeira fase, contudo, a entidade optou por paralisar a competição, assim como ocorreu na maioria dos Estaduais pelo país, após pressão de vários clubes.

Segundo o presidente da entidade, André Pitta, será seguida a orientação do governo estadual e da CBF, que já havia paralisado todos os jogos do calendário nacional, como a Copa do Brasil.

A medida inicial foi a proibição de eventos com a presença de público, mediante decreto do governador do estado de Goiás, seguida pela FGF. A ação foi apoiada por clubes como Atlético-GO e Vila Nova.

Contudo, manifestações de vários clubes brasileiros se iniciaram esta semana pedindo a paralisação dos campeonatos estaduais, a exemplo dos jogadores e o técnico Renato Gaúcho do Grêmio que foram à campo usando máscaras, no jogo de portão fechado no domingo (15) contra o São Luiz, na Arena do Grêmio.

Jogo entre Grêmio e São Luiz, na Arena do Grêmio no último domingo (15)

Apoiados pela diretoria, o elenco do Goiás também se manifestou e decidiu não entrar em campo após reunião realizada entre os jogadores do clube. O time jogaria contra o Atlético-GO nesta quinta-feira (19).

O presidente do Goiás, Marcelo Almeida, afirmou que apoia a decisão dos atletas e que o clube estará ao lado do elenco.

"Fui convocado para uma reunião com os atletas no CT, e eles expuseram esse descontentamento. Vários campeonatos paralisados, e o Goianão, não. Diante disso, se recusaram a continuar jogando. É uma prerrogativa legítima deles, que têm meu total apoio."

Nota do Goiás

Antes de tudo, somos seres humanos. Sabemos que é importante a bola rolar, nossa paixão pelo futebol é nossa razão de existir, mas a hora agora é de sabermos que a vida é mais importante que tudo.

Nesta tarde, recebemos a comunicação de nossos atletas que não desejam dar continuidade às partidas do Campeonato Goiano. Entendemos que tal pleito é justo e corroboramos esse entendimento. Todas as autoridades tem recomendado evitar aglomerações, contatos pessoais e eventos públicos.

O futebol não pode ser uma exceção e sim deve dar exemplo a toda sociedade. Diante disso, o Goiás Esporte Clube informa que suspenderá todas as atividades da equipe profissional e não disputará partidas oficiais enquanto a epidemia não ceder.

Pedimos a compreensão dos torcedores, da imprensa, da FGF e das demais autoridades, mas a vida é o principal.

Vamos todos atender as recomendações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Ficar em casa é fundamental. Em breve, a bola vai voltar a rolar e todos nós poderemos torcer pelo nosso Verdão!

Contra a decisão

Atlético-GO e Vila Nova se posicionaram de forma contrária à paralisação do Goianão. Ambos são a favor da continuação do Estadual, desde que os jogos sejam realizados com portões fechados (sem público).

https://www.instagram.com/p/B9zy78OlcYb/?utm_source=ig_embed
https://www.instagram.com/p/B92MQZZlJ5H/?utm_source=ig_web_copy_link

*Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias