Uma aliança entre Alemanha, França, Itália e Países Baixos foi formada para garantir acesso rápido a uma futura vacina para combater o novo coronavírus. Os quatro países decidiram se juntar para negociar com potenciais produtores e empresas farmacêuticas que possam assegurar a fabricação de uma eventual vacina em território europeu e consequentemente o acesso ao medicamento em todo o bloco. As informações são da agência ANSA e foram publicadas nesta quinta-feira (4) pela revista IstoÉ.
Conforme a reportagem, esses quatro membros da UE sustentam que pretendem distribuir a futura vacina para países pobres, principalmente do continente africano.
Segundo o comunicado dos Países Baixos, enfatizado pela matéria, os integrantes da aliança estão "convencidos de que, para alcançar resultados é preciso uma estratégia e investimentos conjuntos".
De acordo com o site, a criação de uma aliança Internacional para o desenvolvimento de uma vacina contra a Covid-19 já havia sido defendida anteriormente pelo ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio. Inclusive, também alertou para a ausência de coordenação entre os países.