A Prefeitura de Goiânia divulgou nesta quinta-feira, (9), mais de 26 mil denúncias relacionadas à Covid-19, feitas através do aplicativo "Prefeitura 24 horas".
As queixas por aglomeração lideram, com 14.411. Em seguida, os flagrantes de estabelecimentos que não estão cumprindo as orientações do último decreto estadual, com 11.934 .
De acordo com a secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) , que gerencia a ferramenta, até às 23h59 de ontem (8), os registros chegaram a 26.345.
A Administração municipal reforça que as orientações continuam as mesmas, estabelecidas por meio do decreto estadual: evitar aglomeração e usar máscara de proteção. A falta do item, ao sair de casa, pode gerar multa de R$ 627,38.
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) junto aos fiscais do município e da Policia Militar, atuam na fiscalização, inclusive em parques e praças da cidade, que concentram boa parte dos aglomerados.
Como funciona o aplicativo
Para fazer a denúncia, basta entrar no aplicativo "Prefeitura 24 horas", disponíveis nas plataformas android e IOS.
Selecionar as opções “COVID-19 - Aglomerações”: para os casos de aglomerações, ou, “COVID-19 - Estabelecimento Aberto”: quando o cidadão identificar estabelecimentos abertos sem autorização.
O aplicativo dá a possibilidade, de, além de descrever a situação, a opção de enviar fotos do local onde foi encontrado a aglomeração ou estabelecimento aberto
Após o envio da solicitação, ela chegará diretamente à Agência da Guarda Civil Metropolitana. E o usuário poderá acompanhar o andamento em “Minhas Solicitações”.
A denúncias podem ser realizadas de forma anônima. Após a verificação das ocorrências, equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados.