Tomando hidroxiclorina desde que testou positivo para Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou durante uma live na última terça-feira (14) que foi submetido a um novo exame, e que o mesmo deu positivo, mesmo uma semana depois do primeiro diagnóstico. Além do resultado do exame, o presidente afirmou que não indica o medicamento, e quem faz tal indicação é o médico.
Mesmo depois de aparecer em vídeo afirmando que fez o exame, e o resultado novamente foi positivo, a Secretaria de Comunicação (Secom) da presidência negou a informação de que o Bolsonaro tenha feito tal teste.
Na live Bolsonaro afirmou que fez o exame pela manhã e que pegou o resultado durante a noite, e que após o mesmo dar positivo, faria um novo exame na expectativa de poder voltar ao trabalho.
Bolsonaro afirmou ainda que tem conhecimento de que o medicamento tem pouca ou nenhuma eficácia para o tratamento
Para apoiadores, Bolsonaro afirmou que está "bem" e disse que faz o uso da hidroxicloroquina desde foi diagnosticado com a doença, seguindo uma recomendação médica. Bolsonaro afirmou ainda que tem conhecimento da pouca eficácia do medicamento no tratamento e que não teve nenhum sintoma forte por fazer o uso da medicação.
Em outro ponto o presidente afirmou que não faz campanha pela hidroxicloroquina e cloroquina, devido o medicamento já ter um custo baixo. "Está dando certo. Então, eu não recomendo nada, Eu recomendo que você procure o seu médico e fale com ele. No meu caso, o médico militar, foi o responsável por recomendar a medicação e funcionou. Tô bem, graças a Deus", disse Bolsonaro.
Assista ao vídeo no qual o presidente fala que não faz campanha pelo medicamento, devido o mesmo ter um custo baixo, e diz para a população procurar o médico e que não teve nenhum sintoma grave, devido o uso da medicação.
*Com informações do IG