Conforme a líder técnica da resposta ao coronavírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou nesta quarta-feira (29), que enfermos que apresentam quadro grave da covid-19, podem transmitir a infecção por até três semanas, após o começo dos sintomas, enquanto que esse período para pacientes com a forma leve ou moderada é transmitido por até nove dias.
"Estamos usando essa informação para saber por quanto tempo alguém precisa ser isolado, para prevenir a transmissão para outros", afirmou a técnica, em live de perguntas e respostas da OMS. Segundo Kerkhove, embora pacientes que apresentam a forma severa da doença desseminem por mais tempo, eles já estão nos hospitais isolados.
Repassados por laboratórios parceiros da organização, os dados desses estudos ainda são limitados. A pesquisa referente aos casos graves está em pré-print, ou seja, não foi validada por pares.
Para o site Terra, a líder técnica sustentou que também é imprescindível ter conhecimento desse período, pois mesmo o teste PCR, coletado por cotonete no nariz e garganta pode dar positivo por um longo período de tempo."Mas isso não significa, necessariamente, que essas pessoas são infecciosas, que podem transmitir o vírus para outros", considerou.
Kerkhove ainda ressaltou que a OMS recomenda isolamento de todos os casos, como forma de diminuir o contágio pelo coronavírus. "É importante que todos os casos sejam identificados, mesmo os assintomáticos, porque eles também podem transmitir", completou.