Pesquisadores do Canadá estão estudando o fruto do açaí em busca de um tratamento para os sintomas mais graves do novo coronavírus (Sars-coV-2), anunciou um deles na segunda-feira (31).
"Os frutos do açaí são baratos e estão disponíveis para todos, são seguros, então vale a pena tentar", disse Michael Farkouh, da Universidade de Toronto, à AFP .
Farkouh junto com sua colega Ana Andreazza, que há cinco anos examina o efeito do açaí sobre a resposta inflamatória, decidiu testar sua eficácia contra a Covid-19 . Pesquisas anteriores já mostraram que o extrato do fruto desta palmeira nativa da América Central e da América do Sul pode reduzir a inflamação.
À medida que a pandemia se espalha pelo mundo, os especialistas observam que o vírus pode causar inflamação aguda e levar a complicações de saúde .
Para o estudo, Farkouh e Andreazza recrutaram cerca de 580 pacientes com resultado positivo para o coronavírus no Canadá e no Brasil . Metade deles recebeu doses do medicamento experimental e a outra metade, um placebo.
A esperança é que a intervenção precoce com o extrato, se for eficaz, evite os sintomas mais prejudiciais associados a este vírus potencialmente fatal, segundo Farkouh. O estudo deve durar 30 dias e seus resultados serão divulgados até o final de 2020.
7 benefícios do açaí para o organismo
- Emagrece. O açaí exerce um importante papel para controlar o peso e ajudar no emagrecimento;
- Reduz colesterol;
- Previne doenças do coração;
- Previne Alzheimer;
- Retarda o envelhecimento;
- Previne o câncer;
- Ajuda no intestino.
Consumo de açaí aumenta
A alimentação é uma das formas mais efetivas de prevenir doenças. Em uma pandemia, como a do coronavírus se torna ainda mais necessário ingerir alimentos saudáveis.
O fruto da Amazônica, acabou se tornando essencial na culinária brasileira, onde não é apenas consumido como suco ou a polpa congelada, ele também faz parte de pratos típicos como o pescado e em molhos de saladas.
O açaí conquistou o mercado e paladar goianiense
Em Goiânia, um ramo que tem se expandido é o açaí. Em cada esquina é possível consumir as variações da fruta, como o tradicional açaí na tigela.
Pensando nisso, o empresário no ramo Vanderlei Vicente diz que juntou uma paixão (o prazer em comer açaí) com o espírito empreendedor e se sente realizado ao abrir duas lojas, uma no Setor Faiçalville e a outra no Setor Morada do Sol.
Vanderlei ressalta que mesmo com a reabertura do comércio está cumprindo as regras do distanciamento.
“Criei a North Mix um espaço bastante aconchegante, com os melhores preços e sempre seguindo às ordens da Organização Mundial da Saúde”, finalizou.
*Com informações do IG