O diretor de Avaliação da Educação Básica do Inep, general Carlos Roberto Pinto de Souza, de 59 anos, morreu nesta segunda-feira (12) em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Carlos Roberto era responsável pela elaboração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Folha de S. Paulo, que divulgou a causa da morte, também informou que o general estava internado com a doença desde dezembro em hospital de Curitiba, no Paraná.
A morte ocorre poucos dias antes da realização do Enem, que tem data prevista para acontecer nos dias 17 e 24 deste mês. "A presidência do Inep, em nome de todos os seus colaboradores, agradece o trabalho desempenhado com dedicação, entusiasmo, responsabilidade e senso ético pelo diretor Carlos Roberto. Seu nome estará registrado na história do Inep”, diz a nota do Inep, que não cita a doença, divulgada na segunda-feira.
Devido ao aumento de casos da covid-19, a aplicação das provas do Enem vem sendo alvo de críticas e pressões para que o exame seja adiado. A Defensoria Pública da União entrou com um pedido na Justiça para que o exame seja postergado novamente. O pedido ainda aguarda julgamento.
O Inep que já vem salientando que existem condições seguras para os exames, anunciou nesta segunda que para evitar aglomerações, os portões de entrada serão abertos com 30 minutos de antecedência.