Na manhã desta terça-feira (26) o terceiro paciente com Covid-19 transferido de Manaus para Goiás morreu. O paciente de de 46 anos, estava internado na UTI do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap), na Região Metropolitana da capital. A informação é do G1.
Ontem a tarde (25) uma mulher de 58 anos, que também veio transferida de Manaus, teve uma piora no quadro clínico e faleceu menos de 12 horas depois do agravamento.
O primeiro óbito resgistrado de pacientes que vieram transferidos para o estado aconteceu no Hospital das Clínicas, no último dia 21. O paciente foi um homem de 54 anos que estava em estado gravíssimo na UTI. Ele morreu após uma falência múltipla dos órgãos e duas paradas cardiorrespiratórias.
Colapso no sistema público de sáude em Manaus
Por conta do colapso no sistema público em Manaus, os hospitais ficaram sem oxigênio e pacientes precisaram ser transferidos para outros estados, como Goiás. Na transferência, que aconteceu no último dia 18, o estado recebeu para internação 33 pessoas, sendo 32 transferidos em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e a esposa de um dos pacientes, que estava com sintomas da Covid-19 e viajou por conta própria até Goiânia em busca de tratamento.
Os hospitais informaram que 12 pacientes estão na UTI. Os outros 18 estão em enfermarias.