A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) informou nesta segunda-feira (22) que vai ajudar o Brasil a comprar sedativos e outras drogas para intubar pacientes no país. Anúncio acontece em meio a denúncias de médicos e entidades da saúde que alertam para uma potencial crise de desabastecimento desses produtos.
Segundo o diretor-assistente da entidade, Jarbas Barbosa, a Opas (que representa a Organização Mundial da Saúde no continente) já procura fornecedores do "kit intubação". Na colaboração, o Brasil poderia comprar os remédios usando fundos da própria Opas.
Esses remédios são classificados pelos profissionais de saúde como cruciais no combate contra a Covid-19 em todas as regiões do Brasil.
Risco de desabastecimento
Em denúncias feitas no início deste ano, farmacêuticos que trabalham em hospitais paulistas passaram a relatar ao Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) que estoques de alguns medicamentos cruciais no tratamento de pacientes graves com Covid-19 estavam ficando em nível perigosamente baixo.
Conforme a agência Reuters, o governo brasileiro também instruiu seus embaixadores a procurar fornecedores dos medicamentos.
Entre os remédios, estão o midazolam, o propofol e o fentanil, que são usados para sedar os pacientes.
*Com informações do G1.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.
Leia também: