A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, realiza nesta sexta-feira (19) mais uma testagem de antígeno da Covid-19, a pasta tem como objetivo rastrear todas as regiões de Goiânia para acompanhar a transmissibilidade do vírus. Assim como na última semana, os exames serão feitos por agendamento, no site da SMS.
O objetivo é monitorar as regiões que apresentam maior transmissibilidade do vírus sem, no entanto, promover aglomerações durante a espera. Os testes ocorrerão em seis escolas da capital, somente na modalidade pedestre. O agendamento estará disponível a partir das 12h desta quinta-feira (18).
A estratégia da testagem por agendamento se dá para evitar aglomeração de pessoas durante a espera, especialmente neste momento em que os índices de contaminação seguem altos. Além disso, a população terá “maior comodidade e agilidade no atendimento”, explicou a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Grécia Carolina Pessoni. Ela frisa a importância da testagem neste momento.
“Encontrando aqueles que estão assintomáticos, conseguimos fazer com que se isolem quebrando a cadeia de transmissão”, pontuou.
Goiás atinge a marca de 10 mil mortes por Covid-19
O agendamento pode ser feito online pelo site da SMS, link: Página Inicial | Secretaria Municipal de Saúde (goiania.go.gov.br) a partir das 12h desta quinta-feira (18), basta informar nome completo, CPF e endereço de e-mail.
As guias também informam as escolas onde os testes serão realizados, bem como os horários disponíveis. Importante frisar que a testagem acontece somente nesta sexta-feira (19).
O resultado dos testes de antígeno fica pronto em cerca de 20 minutos após a coleta. Podem fazer o exame pessoas acima de 12 anos que não apresentam sintomas. Os sintomáticos devem procurar uma unidade de Saúde e podem se informar através da Central Humanizada de Orientações sobre Covid-19, pelos telefones 3524-6305 (Whatsapp) ou 3267-6123.
Balanço da testagem em Goiânia
Desde o início da testagem ampliada da população, no dia 5 de agosto de 2020, até a última sexta-feira (12) foram realizados 134.674 testes de antígeno, sendo que 16.168 tiveram resultado positivo para a Covid-19, o que representa 12%.
Teste de antígenos
Para o teste de antígeno, é necessário uma quantidade de vírus muito grande no corpo e, por isso, ele só consegue ser realizado em pacientes com alta carga viral. Nele, é feita a coleta de secreção do nariz e garganta.
Nesse teste pouco sensível, é possível detectar alguma proteína do vírus no organismo. O exame que detecta a presença do antígeno deve ser feito na fase de maior carga viral e costuma ser utilizado no diagnóstico da fase aguda da doença.
A testagem possui três objetivos:
- I. Confirmação dos casos suspeitos para isolamento.
- II. Monitoramento de indivíduos assintomáticos infectados.
- III. Oferta de informações relevantes sobre o comportamento da epidemia para os especialistas da saúde
*Com informações Sagres Online e Minha vida
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.
Leia também:
- Justiça autoriza a reabertura de óticas em Goiânia mesmo com decreto restritivo | Diário da Manhã (dm.com.br)
- Liminar garante bloqueio de bens de empresa acusada de fraude em site de leilões | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- Bolsonaro: em todo local tá morrendo gente; aqui virou guerra contra o presidente | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- 108 países já barram a entrada de brasileiros | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- Cristiano, da dupla com Zé Neto, testa positivo para covid-19 | Diário da Manhã (dm.jor.br)
- TCU: para comprar vacinas, Saúde pode ‘fazer tudo o que estiver ao seu alcance’ | Diário da Manhã (dm.jor.br)