O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha informou em suas redes sociais neste domingo (21), que o pai, o ex-deputado estadual Leo Mendanha, de 66 anos, foi transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo com 90% do pulmão comprometido. Onde contará com oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO).
Léo Mendanha estava internado no Hospital Santa Mônica desde a última quarta-feira (17) com complicações da Covid-19. No hospital, ele precisou ser transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI). No último sábado (20), Leo Mendanha apresentou piora no quadro de saúde e precisou ser entubado.
“Em relação ao meu pai, que está intubado, a família e a equipe médica que o acompanhava no Hospital Santa Mônica decidiram pela transferência, que ocorreu hoje, para o Hospital Albert Einstein, onde contará com o suporte da ECMO, uma vez que 90% dos pulmões estão comprometidos”, tuitou o prefeito.
O procedimento de oxigenação por membrana extracorpórea conhecido como ECMO, funciona como uma bomba para fazer circular o sangue por meio de um pulmão artificial fora do corpo, o mesmo que foi utilizado em Maguito Vilela, prefeito eleito em Goiânia em 2020 e veio à óbito por complicações da Covid-19. Na ocasião, Maguito também estava internado no Hospital Albert Einstein, e foi submetido ao mesmo procedimento.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.jor.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.