Nesta terça-feira (6), um vídeo que mostra um corpo embrulhado em um saco preto no hospital Regional de Santa Maria, no Distrito Federal, chama a atenção. Segundo informações o Corpo era de vítima da Covid-19.
O vídeo, feito por uma funcionária do hospital mostra o corpo em um leito, na unidade de terapia intensiva (UTI), ao lado de outros pacientes internados com a doença. Segunda o hospital, " até o presente momento jamais houve eventos adversos desta natureza ou que tenham inter-relação com o manejo do corpo pós-morte".
Em nota, a empresa terceiriza, Associação Saúde em Movimento (ASM), responsável pela administração das alas de Covid-19, afirmou que o fato foi um "evento pontual, de falha de comunicação da equipe operacional".
"Esclarecemos que todos os materiais e insumos necessários para prestação de assistência aos pacientes são disponibilizados em todas as unidades vinculadas à instituição, bem como para este procedimento. Deixamos claro que, estão sendo tomadas as medidas cabíveis quanto ao episódio", ressaltou a empresa.
O hospital que é administrado pelo instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF) informou que conta com 1.072 invólucros para cadáver para os tamanho infantil, adulto e juvenil em estoque. "Além disso, todas as medidas para armazenamento de cadáveres são feitas de acordo com os protocolos".
Segundo as orientações do Ministério da Saúde: "o protocolo correto para embalar pacientes mortos por Covid-19 determina o uso de um invólucro específico para óbito, borrifado com hipoclorito de sódio. O mau acondicionamento do cadáver pode contaminar profissionais que vão manipular o corpo."
Em Brasília, mais três hospitais de campanha estão sendo construídos. Cada um deles terá 100 leitos de UTI para pacientes de Covid-19, ao total serão 300 leitos a mais em DF.
Somente na noite ontem foram registrados 83 novas mortes por coronavírus em Brasília. Segundo a secretaria de Saúde, o total de óbitos por Covid-19 na capital chega a 6.449, e os infectados somam 352.067.