Uma paciente com covid-19 recebeu o transplante de doadores vivos. Mas neste caso é especial, por se tratar do primeiro transplante mundial de tecido pulmonar
Porém o primeiro transplante de tecido pulmonar ocorreu na última quarta -feira (7) e durou quase 11 horas de cirurgia. Este fato ocorreu no Hospital Universitário de Quioto Japão.
A universidade afirma que ja fez várias cirurgias e o procedimento era o seguinte parte dos pulmões era retirada de doadores mortos todavia este procedimento acontecia nos estado Unidos, Europa e China .
Já na china o transplante de doadores com morte cerebral são difíceis de acontecer. Mas aqui o doador está vivo e este fato é inédito.
"Demonstramos que agora temos a opção", comenta o médico Hiroshi Date, cirurgião torácico do hospital que dirigiu a operação, sobre o transplante a partir de doadores vivos. "É um tratamento que dá esperança para os pacientes".
A paciente é uma mulher que contraiu a covid-19, mas com desenvolver da doença ela teve o seu pulmão comprometido e dificuldades respiratórias .
Já no Hospital a mulher começou com o tratamento terapêutico para a reabilitação dos pulmões ou seja em uma maquina de suporte de vida onde onde o objetivo é bombear o sangue para fora do corpo e passa por está maquina que tem um oxigenador para fornecer o oxigênio e manter a pessoa viva e o tratamento dura até dois Meses dependendo do caso .
Com o tratamento se livrou do vírus porém seus pulmões ficaram totalmente comprometidos e deixaram de funcionar. Somente com um transplante ela poderia viver, logo seu filho e marido foram os primeiros a se oferecerem como doadores.
*Com informações do G1
Leia também: