Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Aplicação da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos é autorizada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira, 16, a autorização da aplicação da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos, como forma de combate à Covid-19. As doses serão aplicadas com um intervalo de duas semanas entre elas.

O gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, explica que a segurança do imunizante e o número de infectados com a doença nessa faixa etária foram fatores que determinaram a aprovação, prevista para ser publicada hoje em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

"Quando verificamos números do Ministério da Saúde de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) em crianças menores de 11 anos, os casos associados à Covid-19 são um fator de preocupação e isso pesa na avaliação risco-benefício feito pela agência", alega.

Gustavo afirma que há uma importante geração de anticorpos nestas crianças.

"Os casos de Covid-19 têm sido representativos na população pediátrica. Nós temos um perfil de segurança e reatogenecidade [capacidade de gerar efeitos adversos] positivo em relação à vacinação e temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população", completa.

Ainda não foi deninido quando a vacinação nestas crianças terá início, visto que a Anvisa ainda não disponibilizou os imunizantes ao Ministério da Saúde.

A Anvisa sugeriu ainda que a vacinação contra a Covid-19 nas crianças seja realizada separadamente dos adultos e que não seja aplicada ao mesmo tempo que demais vacinas. O pedido de intervalo, portanto, é de 15 dias.

De acordo com estudos realizados pela Pfizer, o imunizante apresentou 90,7% de eficácia contra a Covid-19 em um ensaio clínico feito com 2.250 crianças desta faixa etária.

A diretora médica da Pfizer no Brasil, Márjori Dulcine, afirmou em nota que a imunização das crianças é motivo de comemoração, dados os avanços demonstrados em testes.

“A cada avanço na vacinação em uma nova faixa etária temos o sentimento de esperança renovado, a vacinação das crianças tem sido muito aguardada pelos pais”.

Leia também

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias