Uma nota técnica elaborada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO) recomenda que o passaporte vacinal contra a Covid-19 passe a ser exigido para o ingresso das pessoas em Shows, casas noturnas, teatros, cinemas e jogos de futebol, além de outros eventos a serem realizados em Goiás. A confirmação de que o certificado será uma exigência em Goiás é do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.
De acordo com o secretário o passaporte vacinal vai ser exigido para eventos que tenham o controle de público, e os quais sejam fechados. O titular da pasta afirmou que espera aumentar a imunização no Estado. Ismael informou que o número de pessoas procurando os postos de saúde deve aumentar, para que elas possam continuar a frenquentar os locais e eventos que vão passar a ser restritos.
Vale lembrar que as cidades podem exercer a autonomia dada a eles pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para decidir as normas locais. No entanto, o secretário, informou que a nota a ser publicada “baliza gestores e o Ministério Público”, quanto aos protocolos sanitários.
Outro ponto importante para se ressaltar é que eventos como jogos de futebol por exemplo que há a contagem de público, já existe a exigência da carteirinha de vacinação ou de um teste de Covid-19 de pelo menos 48h.
A preocupação em exigir o passaporte, é em razão da nova variante do vírus Sars-Cov-2, batizada de Ômicron, e que no Brasil até o momento há pelo menos três casos confirmados dessa nova variante. E pelo fato de que Goiás não atingiu até o momento os 70% de pessoas imunizadas, o que poderia por exemplo flexibilizar o uso das máscaras. Goiás tem até então 58% das pessoas vacinadas contra a Covid-19, ou seja, 4.090.111 com as duas doses ou dose única do imunizante.
*Com informações do O Popular
Leia também: