Home / Cotidiano

COTIDIANO

120 mil pessoas passam pelo 3º Mutirão

Estrutura montada no Residencial Jardins do Cerrado 4 contabiliza 60 mil atendimentos à população da Região Oeste

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, durante inauguração no terceiro Mutirão do ano Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, durante inauguração no terceiro Mutirão do ano

O 3º Mutirão de Goiânia em 2024, encerrado no último domingo, 14, levou 122 mil pessoas à estrutura montada pela Prefeitura de Goiânia no Residencial Jardins do Cerrado 4, Região Oeste da capital. Foram 60 mil serviços prestados à população. “A cada mutirão temos observado a participação maciça da população, que busca atendimentos em diversas áreas, além dos serviços prestados na área de infraestrutura e manutenção urbana que beneficiam toda a região”, afirmou o prefeito Rogério Cruz.

No sábado (13/4), 82 mil pessoas passaram pelos estandes em busca de serviços diversos. No domingo (14/4) e último dia de evento, 13 mil pessoas estiveram no mutirão. Segundo estimativa da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia, de 8 a 12 de abril, cerca de 20 mil buscaram a estrutura, que já contava com atendimentos do Gabinete Itinerante, com o prefeito e secretariado, além de serviços como Sine Municipal e os relacionados ao CadÚnico, totalizando público estimado de 115 mil pessoas. Já os shows, realizados na noite de sexta-feira e sábado, reuniram mais 7 mil pessoas.

Uma das áreas mais buscadas pela população, a Saúde contabilizou mais de 16 mil atendimentos durante o mutirão. Os serviços foram disponibilizados em 34 salas, dentre eles exames laboratoriais (1.786), consultas oftalmológicas (1.388), vacinas (872), ultrassonografias (480) e consultas médicas (276). Também foram aplicados 568 testes de ISTs, realizadas 93 coletas para prevenção de colo de útero e 112 prevenções de câncer bucal.

Foram distribuídos 300 kits de higiene oral, e realizados 297 atendimentos de auriculoterapia, além de 135 eletrocardiogramas e 385 aferições de glicemia. Com o objetivo de eliminar focos de dengue, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) visitaram 8.558 imóveis na região, e recolheram 78 pneus em ruas e lotes baldios.

Na Educação, foram 5.220 atendimentos. Entre os mais procurados estão as oficinas de pinturas, desenhos, balões e robótica educacional (1.300). Também foram distribuídas 1.645 mudas de hortaliças pelo programa Horta Escolar. Foi entregue a revitalização da Escola Municipal Manuel Jacintho Coelho. A unidade é localizada no Jardins do Cerrado 7. As obras foram realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), com recursos do Programa Escola Viva. Os trabalhos incluem jardinagem, cimentação da calçada, poda de árvore, pinturas, reparo do telhado e elétrico e instalação de portão.

Na área de Meio-Ambiente, foram cerca de 3 mil atendimentos, incluindo a distribuição de mudas de espécies do Cerrado e medicinais, consultas veterinárias e agendamento para castrações de animais.

Também foram ofertados os serviços de órgãos e entidades parceiros: Saneago; Equatorial; Polícia Civil – SSP-GO (RG); do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Coordenadoria da Mulher, Pai Presente e Mais Justiça; OABGO; Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TREGO) e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Agentes de combate a endemias vistoriaram imóveis

Durante a 3ª edição do Mutirão de Goiânia, os agentes de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vistoriaram 8.558 imóveis. Essa ação de rotina foi intensificada pelos profissionais do Distrito Sanitário em Saúde da Região Oeste com objetivo de identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e informar os moradores sobre os cuidados com as doenças transmitidas pelo vetor, como dengue, chikungunya e zika.

Desde o início do ano, os agentes já realizaram 843.633 visitas domiciliares, seguindo um ciclo de visitação a cada dois meses, com uma efetividade entre 70% e 75%. O secretário municipal de Saúde (SMS), Wilson Pollara, ressalta a importância dessas visitas domiciliares.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 75% dos focos do mosquito estão nos quintais das residências. “Nosso pedido é que a população cuide do seu quintal, principalmente para não deixar água parada que possa acumular em pratinhos de plantas, vasos, ralos, pneus, calhas ou tampas de garrafas”, ressalta.

Boletim Epidemiológico

Conforme o último Boletim Epidemiológico Arboviroses Goiânia já registrou 11.751 casos de dengue e seis óbitos confirmados.

Além disso, há 296 casos de chikungunya registrados e 11 casos de zika em investigação pela SMS.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias