Pelo menos 100 homens do Exército auxiliam no trabalho de remoção de escombros e apoio na região oeste de Santa Catarina, prejudicada pelos estragos deixados por um tornado, ocorrido na segunda-feira (20).
Após a passagem da forte ventania, duas pessoas morreram. Outras 12 cidades foram atingidas pelo tornado, com menor impacto.
Durante o dia de hoje (22), os trabalhos devem ser intensificados e a presidente Dilma Rousseff deve determinar um valor a ser disponibilizado pelo governo federal para ajuda.
Mais de 10 mil pessoas foram afetadas pelo tornado, e 1.000 delas precisaram sair de suas casas e ficar em abrigos. Ao menos 120 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região. A Defesa Civil informou que quatro pessoas sofreram amputações e estão em estado grave. O município mais afetado pela forte ventania foi Xanxerê.
Com ventos de até 200 km/h, o tornado prejudicou, principalmente, a parte central da cidade, que tem cerca de 47.000 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, 2.600 edificações tiveram algum tipo de danificação, e algumas delas foram completamente destruídas.