Beto Silva,Da editoria de Cidades
Não durou muito tempo: o governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil, afastou o delegado Cristiomário Medeiros do comando da Delegacia de Planaltina de Goiás – um dos municípios com maiores índices de criminalidade no País e que figura dentre as cidades recordistas em fugas de presos no Estado. Apenas neste ano, ocorreram três fugas na cidade.
Considerado um policial correto e produtivo até mesmo pela corporação, Cristiomário é lembrado como herói pelos moradores. “É o melhor delegado que passou pela cidade. Se for embora, vamos fazer um movimento e iremos até Goiânia cobrar do governador atitude e respeito pela nossa cidade”, diz Paulo Neclier de Souza, feirante e líder de bairro, que abriu nas redes sociais um movimento “Ficacristiomário”.
Sem estrutura, a defesa social do município se dava praticamente por meio da coragem e determinação do delegado. Poucos deles desejam atuar na cidade, devido aos crescentes índices de homicídio. Atuar em Planaltina é arriscado para o profissional de segurança.
Os problemas de Cristiomário com a Secretaria de Segurança começaram quando ele resolveu cumprir a decisão da Justiça, emitida no último dia 5, em que a autoridade policial deveria conduzir os presos restantes para outra unidade de segurança. Motivo da operação: oito presos fugiram da delegacia e destruíram uma janela, fato que propiciaria a fuga de novos detentos.
Cristiomário disse que inexistia transporte suficiente para levar todos os 20 presos de uma só vez. Por isso, resolveu fazer o trajeto a pé. O ‘rolezinho’ dos presos junto ao delegado foi registrado e distribuído pela internet e celulares. O fato entrou para o trend topics da rede social Twitter e figurou em manchetes de rede nacional.
Considerado um delegado ativo e de caráter persecutório, Cristiomário Medeiros terá que cuidar de pequenos delitos em Alto Paraíso, como furtos de galinha ou bebedeiras. A cidade é um céu.
O município goiano tem os menores índices de violência do Estado. Para se ter ideia, Cristiomário terá pouquíssimo trabalho com assassinos: nos últimos quatro anos não ocorreu um único homicídio na cidade. Já Planaltina é a terceira cidade mais violenta de Goiás e a 75º do Brasil, com média de 60 assassinatos por ano.
DANOS SOFRIDOS
Cristiomário pretende buscar na Justiça a reparação por danos sofridos junto à Polícia Civil de Goiás. Cristiomário é cotado para ser candidato a prefeito de Planaltina de Goiás.
O perfil dedicado da autoridade junto à população tem atraído empresários e a juventude para seu lado. A grande questão é saber agora se ele terá a mesma visibilidade. Com o delegado Waldir, hoje eleito deputado, ocorreu caso semelhante. Ele tornou-se o deputado federal com a maior quantidade de votos da história de Goiás.