A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também entrou na discussão sobre a redução da maioridade penal. No último dia 8, foi publicado no site da instituição uma nota em que ela se posiciona contra a aprovação da proposta.
De acordo com uma publicação do Portal Brasil, a SBP também entregou um documento para os parlamentares do Congresso Nacional, na última semana, contra a redução da maioridade.
Em nota, a SBP apresenta estatísticas relacionadas às questões da exposição dos jovens à criminalidade; aponta que é necessário investir na qualidade de vida de crianças e adolescentes; argumenta que o País está em segundo lugar no ranking mundial de assassinato de jovens e ressalta que a prisão não representaria a redução da criminalidade.
A SBP compara os números relacionados à reincidência na criminalidade. "Surpreendentemente, apesar da pouca estrutura para esses estabelecimentos que albergam os adolescentes em conflito com a lei, os índices de reincidência são inferiores a 20%. No entanto, no sistema penitenciário mantido para os adultos, apesar dos anunciados programas de reabilitação para os seus detentos, os índices de reincidência superam os 70%, demonstrando sua ineficiência", pontua.
Leia o texto na íntegra: Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) contra redução da maioridade penal.