Beto Silva,Da editoria de Cidades
Bacon, salsicha e presunto podem prejudicar homens que desejam ser pais. É o que sugere um estudo realizado durante tratamentos de fertilização in vitro (FIV), publicado na revista Fertility & Sterility. Homens que se alimentam daquela espécie de alimento mostraram maiores dificuldades para engravidar suas parcerias.
A carne processada está no prato daqueles que sentem dificuldades. A equipe de Wei Xia, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, avaliou a fertilização in vitro de 141 homens submetidos ao tratamento, no Hospital Geral Massachusetts.
Uma das regras era que os participantes apresentassem informações detalhadas sobre dieta: os resultados mostraram que a taxa de sucesso na fertilização in vitro foi 28% maior para os homens que comiam pouca carne processada.
Pesquisa recente indica que consumo diário de carne processada aumenta a incidência de morte precoce em 20%. "Nosso trabalho sugere que o tipo de carne pode influenciar a capacidade do esperma fertilizar um óvulo", afirma Rebecca Sokol, presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva.
Os pesquisadores querem agora investigar os "mecanismos biológicos" de causa e efeito que afetam o organismo dos homens.