Nesta semana, através de um vídeo, foi identificado condições desumanas de tratamento aos refugiados sírios, o comportamento partiu da polícia húngara. A gravação foi feita de forma oculta por uma voluntária austríaca, nesta quarta-feira (9), no abrigo de Roszke, Hungria.
Dentro de um cercado, aproximadamente 150 migrantes foram submetidos a uma distribuição de alimentos no mínimo classificada como desumana. Os policiais responsáveis por levar a comida aos refugiados começaram a lançar os sanduíches por cima da tela de proteção, enquanto as pessoas desesperadamente tentavam adquirir o alimento.
"Era como alimentar animais presos em um cercado, como Guantánamo na Europa", declarou Klaus Kufner, amigo de Michaela Spritzendorfer, a voluntária que registrou as imagens que foram disponibilizadas no Youtube nesta quinta-feira (10).
"Era desumano, e isto também mostra algo sobre estas pessoas (os migrantes), que não brigaram pela comida, embora estivessem com fome", afirmou Spritzendorfer.
O caso chamou a atenção da ONU, que fez duras criticas ao comportamento dos húngaros envolvidos. Em outra ocasião a Hungria construiu uma extensa cerca de 157 km na fronteira do país com a Sérvia, numa tentativa de controlar o fluxo de migrantes.
Confira o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=4IKRQPsGxus