O governo do Reino Unido convocou hoje (7) o embaixador da Coreia do Norte em Londres para condenar o teste nuclear anunciado ontem (6) por Pyongyang.
“Convoquei o embaixador da Coreia do Norte para sublinhar com a maior veemência a condenação britânica do teste nuclear”, informou, em comunicado, o secretário de Estado para os Assuntos Asiáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, Hugo Swire.
O texto acrescenta que o Reino Unido apoia o acordo alcançado no Conselho de Segurança da ONU para preparar novas sanções contra a Coreia do Norte e classificou o ensaio como uma “violação clara” de várias resoluções do órgão executivo das Nações Unidas.
“Apelo ao regime norte-coreano que atue no melhor interesse do seu povo e escolha o caminho que os beneficiar”, afirmou o secretário.
A Coreia do Norte anunciou nessa quarta-feira ter realizado um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogénio com “um dispositivo miniaturizado”.
Três testes nucleares norte-coreanos anteriores, realizados em 2006, 2009 e 2013, geraram a imposição de uma série de sanções da ONU ao país.