Home / Cotidiano

COTIDIANO

Propaganda de escola de natação usa foto de bebê sírio afogado no RS

anuncio

Um anúncio de uma escola de natação do Rio Grande do Sul (RS) gerou indignação e polêmica nas redes sociais após ser postado em um grupo composto de publicitários e estudantes no Facebook.

Em destaque, o anuncio coloca uma foto de um bebê debaixo d’água e logo abaixo, em menor proporção, a imagem do menino sírio, Aylan Kurdi, que morreu afogado na Turquia, tornando-se símbolo da tragédia dos refugiados do Oriente Médio.

A propaganda da FitFlex Aquacenter, focada em natação para bebês, está na página de um jornal impresso. A postagem no grupo repercutiu na internet e gerou diversos compartilhamentos e comentários.

Além da imagem chocante, o texto ao lado da foto também causou indignação. “9 meses para nascer, 3 anos para crescer e 2 minutos pra ficar sozinha, em um minuto pode morrer afogada.”

O diretor da escola Vinícius Maciel divulgou que foi a própria escola que elaborou o anúncio e que não esperava a repercussão negativa das pessoas. A propaganda foi divulgada na edição do dia 3 de março deste ano em um jornal do RS.

Maciel alegou que a ideia do anuncio era ressaltar o problema sobre afogamento infantil.

Após a polêmica, a escola retirou o anúncio dos veículos de comunicação e apresentou uma nota para esclarecimentos ao público:

“Com 24 anos de atuação no mercado, a FitFlex Aquacenter vem esclarecer fatos sobre material que está circulando na internet, extraído da edição de 03/03/16, do jornal de nossa cidade.

Importante inicialmente salientar o respeito da empresa por seus clientes e familiares, em especial por todas as crianças que já aprenderam a nadar em nossas piscinas.No ano de 2011 aumentamos nossos esforços em divulgar e trabalhar com a conscientização do grave problema de afogamentos.

Reconhecimento deste esforço nos levou ao registro no livro dos recordes em conjunto com a Maior Aula de Natação do Mundo, onde contribuímos com o segundo maior número de participantes, ficando atrás do SeaWorld's Waterpark de Orlando, EUA. O que demostra nosso compromisso com a seriedade e respeito a nossos clientes.

No caso da polêmica que o referido anúncio criou, em especial no meio da comunicação social, nossa intenção também era chamar a atenção para o grave e real problema de afogamentos. A repercussão foi muito maior fora de nossas fronteiras municipais, que em nossa própria cidade.”

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias