Diana Victoria Paes, 34, foi eleita rainha do Rodeio 2016 de Cafelândia, no interior de São Paulo. Ela é a primeira mulher trans a vencer um concurso de beleza concorrendo com outras 18 mulheres. Conforme a Associação Brasileira LGBT, no Brasil, não tem registros de uma pessoa transgênero com algum título como esse.
Só foi possível ser a rainha do Rodeio graças aos seus amigos que a inscreveram no concurso sem seu conhecimento. “Depois acabaram me convencendo a participar, principalmente porque amo festa de peão", conta.
Sabendo que ela é um mulher trans, suas concorrentes não só respeitava como torcia por Diana. Ela fala que teve medo de ser julgada, mas percebeu que a cidade estava na torcida por ela e ficou surpresa com o resultado.
Diana tirou documento com novo nome e afirma que sempre se sentiu num corpo diferente. “Sempre me senti uma menina, a cirurgia chegou simplesmente para adequar meu corpo a minha mente”, explica. Sendo a primeira mulher trans como rainha de rodeio, ela acredita estar abrindo portas para que outras pessoas trans tenham coragem de participar de concursos desse tipo.
A festa do Rodeio acontece neste fim de semana em Cafelândia e Diana diz estar tranquila e que não teme preconceito. "Só exijo respeito porque não consegui esse título à toa. Eu venci por méritos próprios inclusive com uma margem de pontos bem grande da segunda colocada", declara.