A manhã deste domingo, 26, foi marcada pela insatisfação popular. Um grupo de manifestantes se reuniram em um ato no Parque Vaca Brava, em Goiânia, em apoio ao projeto “10 Medidas Contra a Corrupção”, de autoria do Ministério Público Federal (MPF). Organizadores do movimento divulgaram que estiveram presentes cerca de 200 pessoas, que se vestiram de branco e se organizaram para montar um painel humano que visto de cima, formava a frase “10 MEDIDAS”.
O ato apoia o projeto do MPF e reforça a ideia de que o Congresso Nacional olhe para a iniciativa e mude a realidade do país. Além disso, organizadores do movimento informaram que só no Centro-Oeste já foram colhidas mais de 300 assinaturas em apoio ao fim da corrupção.
Durante protesto, manifestantes cantaram o Hino Nacional e soltaram balões com cores da bandeira do Brasil. De acordo com organizadores, foram necessários 30 dias para preparar a formação do painel humano durante o ato.
Das dez medidas propostas pelo MPF, os manifestantes destacam a criminalização do enriquecimento ilícito, o aumento das penas para quem cometer atos de corrupção e a prática de caixa 2.
Além dos balões e a organização dos manifestantes para a formação da frase, foram utilizados drones para a captura das imagens aéreas, que serão divulgadas na internet junto com vídeos do movimento gravados em vários estados brasileiros.
A Polícia Militar (PM) divulgou que o ato foi pacífico e ainda não há informações sobre a quantidade aproximada de pessoas que estiveram presentes na manifestação.