A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 23 planos de saúde de oito operadoras a partir desta sexta-feira, 9. De acordo com o órgão, a decisão é resultado de uma série de reclamações de clientes referentes à cobertura assistencial, demora no atendimento e da liberação de procedimentos.
A ANS destaca que mesmo com a suspensão das vendas, os clientes continuam a ter a assistência regular, garantindo proteção sobre a medida, uma vez que as operadoras terão que sanar seus problemas assistenciais para que possam voltar a comercializar os planos e receber novos beneficiários.
O órgão explica que a decisão faz parte de um monitoramento periódico realizado pela agência por meio do Programa de Monitoramento de Garantia de Atendimento. E acrescenta que a medida é preventiva e temporária, uma vez que vigora até a divulgação do próximo ciclo, em três meses.
Além da suspensão da comercialização, as operadoras que negaram indevidamente cobertura estarão sujeitas a multa que variam de R$ 80 mil a R$ 250 mil.