O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ainda há pouco o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que hoje, 6, está em seu segundo dia de prova. O tema “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” vem acompanhado de textos que podem servir de motivação para que os candidatos venham a elaborar seus próprios textos.
O exame que começou a ser aplicado às 13h30, possui além da redação, provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. Os estudantes têm cinco horas e 30 minutos para concluir toda a prova. Ao todo, o Ministério da Educação informou que 8,4 milhões de estudantes devem fazer o Enem em 2016.
Os candidatos que realizam as provas nesta tarde, devem estar atentos ao escreverem suas redações. Textos com setes linhas ou menos, por exemplo, já estão desclassificados, recebendo nota zero. A estrutura do texto deve ser dissertativo-argumentativa, ou seja, os estudantes devem expor argumentos relacionados ao tema proposto pelo exame, usando coerência e consistência.
O tema da redação do Enem vem sempre acompanhado de textos que podem servir como motivação para que os candidatos elaborem seus próprios textos, porém, é importante lembrar que o estudante que se limitar a apenas as ideias apresentadas ou copiar trechos como parte de sua argumentação, poderão ter notas baixas e/ou até zerar esta etapa do exame. Brincadeiras e deboches também levarão à nota zero.
As redações serão avaliadas de acordo com cinco competências: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diversas áreas do conhecimento para desenvolver o tema; capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista; conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Com informações da Agência Brasil.