Home / Cotidiano

COTIDIANO

João Campos leva UFG para Caldas

O deputado federal João Campos (PRB-GO) articula a chegada da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Caldas Novas. Nesta sexta-feira, 5, ele realizou reunião junto ao prefeito Evandro Magal e vice-reitor da UFG, Manoel Rodrigues Chaves, tendo em vista a visita ao local onde será erguido o campus. "Quero deixar um legado na vida. E com o apoio do deputado João Campos, o meu será deixar um campus da UFG em Caldas Novas", disse o prefeito.

João Campos articulou para que de imediato sejam levados cursos à distância, residência médica, estágio multifuncional em diversas áreas da saúde como psicologia, odontologia e enfermagem, além de estágio na área da educação.

ufgcaldas

"Apesar da crise, precisamos usar a criatividade para expandirmos”, disse o vice-reitor na reunião com João Campos.

A reunião de ontem foi agendada pelo deputado federal, que se encontrou na última semana com o reitor Orlando do Amaral.  

“Estou otimista com essa ação de trazer a UFG para Caldas Novas. Já estamos colhendo frutos positivos a partir dessa reunião. Será um ganho tremendo para a cidade”, diz Campos.

O deputado federal goiano tem destacado emendas parlamentares para universidades goianas, como a UEG e a UFG.

João Campos destacou os recurso iniciais para a construção do  Centro de Genética Educacional, localizado no Campus Samambaia, em Goiânia, avaliado em R$ 10 milhões.

ufgcaldas3

Ontem, o prefeito de Caldas, Evandro Magal, mostrou a Vila de Furnas, espaço com oito alqueires construídos em um total de 140 hectares para erguer o campus da UFG Caldas.

Várias autoridades participaram da reunião e visita técnica ao local onde será a UFG Caldas: Manoel Rodrigues Chaves, Vice-Reitor da UFG; Tânia Márcia, diretora de administração do IFG; Mauro Faiad, superintendente de Ciência e Tecnologia do Governo de Goiás; Ítalo de Lima Machado, Representante do Senai e da Federação das Indústrias (FIEG); Gilmar Engenheiro, secretário das Relações Governamentais de Caldas; Evandro Magal, prefeito de Caldas Novas; Gabriela Azeredo, secretária de Cultura; Stella Maris Fleury, presidente da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas; Karla Perez, presidente do Conselho de Cultura.

Um dos modelos para Caldas Novas é a regional de Catalão, que tem auxiliado no desenvolvimento daquela região goiana. Ao levar a UFG para a região sul, ocorreu uma rápida evolução científica que abrange as regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Hoje Catalão está na lista dos grandes debates científicos, produz artigos reconhecidos internacionalmente e civiliza as comunidades através da presença saudável do campus universitário. A UFG está em várias cidades goianas, como Jataí, Goiás, Goiânia e Aparecida. Esistem projetos para construção de novas unidades na região noroeste e norte, além de Caldas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias