O eclipse solar que pode ser visto totalmente nos Estados Unidos também será contemplado no Brasil em algumas localidades. Conforme especialistas, os brasileiros podem observar o escurecimento do disco solar principalmente na região Norte.
Algumas cidades do Nordeste também serão pontos de visualização. Boa Vista (Roraima) e Macapá (Amapá) terão cerca de duas horas de fenômeno. O eclipse começou às 14h e o fenômeno deve seguir até às 17h.
Como ver?
Os especialistas orientam para que a população não olhe diretamente para o fenômeno astronômico.
Para olhar é necessário usar proteção. Não se deve confiar em óculos de sol ou as tradicionais radiografias. A Nasa sugere uma única forma segura: observar de forma indireta. Uma das sugestões é usar uma folha de papel e nela criar um furo diante do Sol. Desta forma, a imagem do eclipse é projetada em uma segunda folha - nela podemos observar com segurança.
O uso de telescópios que tenham filtros adequados seria outra opção. Por fim, ele é também transmitido ao vivo pelo Twitter da NASA. O DM refaz a retransmissão ao vivo.
Segundo um estudo da Universidade de Reading, no Reino Unido, como resultado da mudança de temperatura, o ar quente deixa de se elevar do solo, o que provoca uma mudança na velocidade e direção do vento.
Esse fenômeno é conhecido como "vento do eclipse".
Segundo pesquisadores, que analisaram um eclipse parcial no Reino Unido em 2015, a mudança no vento é provocada pelas variações na "camada limite", que é a zona de ar que separa os ventos altos dos mais próximos ao solo.
O efeito dura apenas alguns minutos durante o eclipse - logo o vento volta a soprar como antes. (Com informações da BBC Brasil)
VEJA O ECLIPSE: