Foto:Reprodução/Sintect-GO
Servidores dos Correios, em greve desde o último dia 19, realizaram nesta quinta-feira, 28, uma manifestação no Centro de Goiânia. A concentração começou por volta das 9h na Praça Cívica e o grupo seguiu em passeata pelas ruas da região em um ato pacífico.
O Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos de Goiás (Sintect-Go) explicou que o objetivo era pedir o apoio da população à paralisação da categoria que começou após a falta de acordo em uma assembleia realizada na noite do dia 19 de setembro. A greve atinge todos os estados e o Distrito Federal.
Dentre os motivos para a paralisação estão a pressão para adesão ao plano de demissão voluntária, ameaça de demissão motivada com alegação da crise, falta de concurso público e mudanças no plano de saúde.
Tempos de crise
Vale lembrar que os Correios enfrentam uma crise econômica e por isso, a empresa vem tomando medidas para reduzir gastos, bem como melhorar a sua lucratividade.
Um balanço divulgado pela instituição, mostra que nos últimos dois anos, a empresa teve prejuízos que chegam a quase R$ 4 milhões. Deste total, 65% corresponde a despesas com funcionários.
Em março, os Correios anunciaram o fechamento de 250 agências, apenas em municípios com mais de 50 mil habitantes, além disso, iniciaram uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos.
Na época, o ministro das Comunicações Gilberto Kassab, disse que caso a empresa não promovesse o “equilíbrio rapidamente”, o resultado seria um processo de privatização.
Através de nota, os Correios informaram que todas as agências do estado estão em funcionamento e que só estão temporariamente suspensos os serviços com hora marcada como Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária.
Além disso, a empresa ressaltou que 80% de seus funcionários estão trabalhando normalmente e que continuam com as ações do Plano de Continuidade de Negócios, como o deslocamento de empregados entre as unidades e a realização de horas extras.