Foto:Reprodução
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 25, dados preocupantes sobre o nível de aprendizado de alunos do terceiro ano do ensino fundamental no Brasil.
O levantamento da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) 2016, mostra que mais da metade dos estudantes nesta fase, não consegue resolver problemas simples de Matemática e/ou identificar e interpretar textos de literatura infantil.
A prova foi realizada por 2,1 milhões de alunos de 48 mil escolas públicas em novembro do ano passado e os resultados mostram que o país praticamente não avançou na qualidade do ensino durante essa etapa inicial.
Em 2014, o balanço mostrou que 57% das crianças tinham nível de proficiência considerado insuficiente. Já em 2016 , o índice caiu para 54,5%.
O MEC explica que a avaliação classifica o conhecimento dos alunos em Matemática em quatro níveis.Em dois deles, o desempenho foi considerado insuficiente para crianças dessa faixa etária, uma vez que mais da metade não conseguiu identificar as horas em relógios analógicos e nem resolveu cálculos de adição de duas parcelas ou problemas de subtração com número de até dois algarismos.
Em relação à leitura e interpretação, 54,7% das crianças mostraram níveis considerados insuficientes. Na escrita, 34% dos alunos apresentaram proficiência insuficiente.
ANA
A ANA foi criada em 2012 pela então presidente Dilma Rousseff, durante o lançamento do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).
O programa que abrange todos os Estados e 98% dos municípios do país, envolve a formação de alfabetizadores, supervisionada por universidades.
O MEC informou que os resultados da primeira edição, realizada em 2013, não foram divulgados e a edição de 2015 foi cancelada por falta de verbas.
Preocupação
Especialistas alertam que os dados divulgados pela ANA são preocupantes, uma vez que a dificuldade no ciclo de alfabetização e a falta de interpretação de texto acompanham o aluno em toda a trajetória escolar.