Home / Cotidiano

COTIDIANO

"É um crime uma criança ou adolescente com celular", diz padre

O Padre Luiz Augusto postou um vídeo em sua página oficial no Facebook, em que critica pais que dão celular aos filhos. Segundo ele, crianças e adolescentes escondem tudo de importante dos pais e o mundo os seduz ainda mais por meio do uso desta tecnologia.

"Qual é a sua desculpa para dar um celular a seus filhos? Quem tem autoridade sobre eles?, indagou o religioso.

"Crianças estão escondendo as coisas de seus pais. Por melhor que sejam seus filhos, vocês não os conhecem por completo.Sempre há uma mentira, sempre há um segredo importante que eles escondem. Fazem isso porque são seduzidos pelo mundo e querem ser aceitos pelos ciclos de amizades", diz um trecho.

Em outro momento, o padre afirma ser um crime dar aparelhos telefônicos a crianças e adolescentes.

Assista:

Especialistas

Se por um lado, o católico rejeita a ideia do uso de celular por crianças com o argumento de que elas "perderão no mundo", por outro, especialistas apontam problemas físicos e psicológicos decorrentes da utilização.

A  Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Canadense de Pediatria revelaram 10 razões pelas quais menores de 12 anos não devem fazer uso destes aparelhos sem controle.

1 – Desenvolvimento cerebral das crianças
Um desenvolvimento cerebral causado pela exposição excessiva às tecnologias pode acelerar o crescimento do cérebro dos bebês entre 0 e 2 anos de idade, e juntamente com a função executiva e o déficit de atenção, atrasos cognitivos, problemas na aprendizagem, aumento da impulsividade e da falta de controle (birras).

2 – Atraso no desenvolvimento da criança
O excessivo uso das tecnologias pode limitar o movimento e consequentemente o rendimento acadêmico, a alfabetização, a atenção e capacidades.

3 – Obesidade infantil
O sedentarismo que implica o uso das tecnologias é um problema que está aumentando entre as crianças. Obesidade leva a problemas de saúde como o diabetes, problemas vasculares e cardíacos.

4 – Alterações do sono infantil
Os estudos revelam que a maioria dos pais não supervisiona o uso da tecnologia pelos seus filhos nos seus quartos. Isso faz com que seus filhos tenham mais dificuldades para conciliar o sono. Em decorrência disto, o rendimento escolar pode afetar negativamente.

5 – Doença mental
Alguns estudos comprovam que o uso excessivo das novas tecnologias está aumentando as taxas de depressão e ansiedade infantil, distúrbios do processo de vinculação entre pais e filhos, déficit de atenção, transtorno bipolar, psicose e outros problemas de conduta infantil.

6 – Condutas agressivas na infância
A exposição das crianças a conteúdos violentos e agressivos pode alterar sua conduta. As crianças imitam tudo e a todos. Assim que os pais devem vigiar o uso de smartphones e tablets pelas crianças.

7 – Falta ou Déficit de Atenção
O uso excessivo das novas tecnologias pode contribuir para o déficit de atenção, diminuir a concentração e a memória das crianças, graças à grande velocidade dos seus conteúdos.

8 – Vício infantil
Os estudos demonstram que uma em cada 11 crianças são viciadas às novas tecnologias. Cada vez que as crianças usam os dispositivos móveis, elas se distanciam do seu meio, de amigos e familiares.

9 – Muita radiação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica os celulares como um risco na emissão de radiação. As crianças são mais sensíveis a esses agentes e existe o risco maior de contrair doenças como o câncer.

10 – Superexposição
A constante e superexposição das crianças à tecnologia as tornam vulneráveis, sujeitas a serem exploradas e expostas a abusos.

Foto: Reprodução/VEJA.com/Thinkstock

Mais vídeos:

  • COTIDIANO

    Homem surta durante voo e tenta abrir a porta do avião antes de pousar

    O passageiro tentou abrir a porta do avião 20 minutos antes do pouso

    Publicado quarta-feira, 06 de novembro de 2024 - 10:29

    / Atualizado quarta-feira, 06 de novembro de 2024

  • COTIDIANO

    Bombeiros resgatam arara canindé presa a 16 metros de altura

    A arara sofreu ferimentos em sua asa, mas foi cuidadosamente retirada do local

    Publicado sexta-feira, 01 de novembro de 2024 - 16:10

    / Atualizado sexta-feira, 01 de novembro de 2024

  • COTIDIANO

    Chuvas aumentam risco nas estradas e PRF emite alerta aos motoristas

    Condições climáticas adversas exigem prudência e atenção redobrada

    Publicado sexta-feira, 01 de novembro de 2024 - 09:44

    / Atualizado sexta-feira, 01 de novembro de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias