Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que foram prejudicados pela falta de energia nos locais de realização da prova não serão prejudicados. O Inep divulgou nesta quarta-feira (08/11) a data de reaplicação.
A data para reaplicação está marcada para dia 12 de dezembro. Apenas os candidatos que estavam presentes no último domingo (05/11) e os que comparecerem a segunda etapa da prova é que terão direito a reaplicação.
No total, foram nove locais afetados pela suspensão de energia elétrica. Os casos aconteceram em Olinda (PE), Teresina (PI) e em sete endereços de Uruaçu (GO).
Em Teresina e Uruaçu os estudantes não chegaram a ter acesso a prova. A situação foi diferente em Olinda, os candidatos já estavam realizando a avaliação quando a energia caiu. Nesse caso em particular, alguns continuaram a realizar o exame.
Por conta disso, o Inep deixou a critério dos alunos decidir se irão ou não participar da reaplicação. Os que se sentiram prejudicados poderão refazer a prova, caso contrário, a avaliação realizada no dia 05 continuará valendo.
As provas serão aplicadas nos mesmos locais. Os participantes que foram prejudicados serão notificados pelo Inep com as orientações necessárias.