Gustavo Cordelli, estudante de Design, foi preso na noite de quinta-feira (16/11), após usar um taco de beisebol para estragar uma sala de aula. O ato ocorreu na Universidade São Judas, na Mooca, bairro da zona leste de São Paulo.
Segundo testemunhas, Gustavo foi fazer a entrega do relatório do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), quando começou a se desentender com o professor. Um vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que ele abre a mochila e retira o objeto.
Assustados, os colegas de classe saíram da sala correndo. Gustavo quebrou as janelas e atirou carteiras do sétimo andar.
O 8° Distrito Policial prendeu o estudante em flagrante por ter causado pânico, conforme o delito previsto no artigo 41 da Lei das Contravenções Penais. Ele vai responder também por ameaça e dano qualificado.
O estudante falou em depoimento, que não se sente satisfeito com o modo de avaliação da universidade e decidiu protestar. A polícia identificou também que o jovem foi fichado por assédio contra uma colega, mas a data não foi informada.
Gustavo foi levado para o Fórum da Barra Funda, na manhã desta sexta-feira (17/11), onde aguarda pela audiência de custódia. A justiça decidirá sobre a gerência da sua prisão.
A Universidade postou na página do Facebook uma nota dizendo:
“Temos a informar que um aluno teve um comportamento exacerbado e chegou a utilizar um taco de beisebol para depredar o ambiente, causando certa perplexidade às demais pessoas presentes. Imediatamente a Universidade acionou a segurança local e a polícia, que identificaram e detiveram o indivíduo pela conduta inadequada”.