Aprovado na quarta-feira (27/12) pelos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo, um projeto de lei pode instituir a “Segunda sem carne” no estado. A matéria ainda precisa ser sancionado ou vetado pelo governador Geraldo Alckmin.
O projeto de lei é de 2016 e estabelece que todos os órgãos públicos da esfera estadual não podem servir carne às segundas-feiras. A matéria foi apresentada pelo deputado Feliciano Filho (PSC), ativista pelos direitos dos animais.
O deputado afirma, na justificativa do projeto, que quer “mobilizar a população Paulista para uma reflexão sobre as conseqüências negativas do consumo de carne”, e buscar “uma adequação dos hábitos alimentares à nova realidade social”.
Além da proibição de carne às segundas, o projeto prevê que haja um cardápio alternativo, todos os dias, para os vegetarianos. Os órgãos públicos que deve seguir as normas, caso o projeto seja sancionado, incluem escolas públicas, restaurantes e bares que sirvam alimentos em órgãos públicos, menos em hospitais e unidades de saúde.