Em comunicado divulgado no site da Folha de S. Paulo, a empresa de comunicação anunciou que não irá publicar conteúdos no Facebook a partir desta quinta-feira (08/02). Segundo a organização, a decisão foi tomada por conta da queda do algoritmo da rede que faz com que as publicações cheguem a um número reduzido de usuários.
A medida já estava em discussão interna no novo Projeto Editorial da Folha desde o final de 2017 que debatia acerca dos melhores caminhos para divulgação das notícias. A ação foi então realizada depois que a rede social passou a diminuir a visibilidade de jornais profissionais nas páginas dos internautas.
Com a nova estratégia de distribuição do Facebook haverá maior interação pessoal com os amigos e familiares do que com as páginas dos variados segmentos.
O comunicado da Folha ainda afirma que o algoritmo tanto da empresa quanto de outros veículos já havia sido reduzido significativamente antes mesmo da alteração da rede.
Segundo dados da organização, houve queda de 32% em interações (compartilhamentos, comentários e curtidas) nas 10 maiores páginas de jornais do país.
Nos comentários, os usuários falaram sobre a decisão. “Um grande jornal indo na direção contrária aos outros veículos de comunicação. Será que mais alguém adota esta medida? Vejamos nos próximos capítulos”, disse um.
“E vocês acham que alguém vai se deslocar até o site de vocês para ler notícias? Que tiro no pé”, escreveu outra.