Beber água é um dos compromissos mais simples e fáceis que você deve ter com a sua saúde. O líquido transparente é barato, livre de calorias, auxilia no transporte e absorção de nutrientes para as células do organismo, regula a temperatura corporal, hidrata a pele e os cabelos, ajuda no bom funcionamento dos rins, lubrifica as articulações, é parte fundamental de tecidos e músculos, e além de tudo que já foi citado, a água possui outras inúmeras funções no corpo humano. Ou seja, é indiscutível a importância do seu consumo.
A estudante Dhayanne Hadda, 23 anos, precisou de uma infecção para valorizar o consumo de água. “Tudo começou quando tive uma forte dor nos rins. Achei que era bobeira e resolvi tomar um remédio que melhorou o meu mal-estar. Mas quando acordei para ir à faculdade veio de novo a dor e dessa vez bem mais forte. Precisei chamar um táxi, porque não conseguia andar”, conta.
Diagnóstico: uma infecção nos rins que poderia se tornar uma nefrite. Foi a partir daí que a estudante se tornou uma louca por água. Com medo de sentir as dores de novo, ela garante que consome em média uns três litros de água por dia.
“Comprei uma garrafa de um litro e meio que vou marcando os horários de beber no próprio frasco. Também sempre vou colocando mais água quando vejo que está acabando”, explica Dhayanne Hadda. De acordo com ela, antes da infecção nos rins beber água era uma atividade esporádica no seu dia a dia, até os refrigerantes eram mais comuns do que a própria água.
GARGANTA
Para o professor Adelício Apolinário, 35 anos, consumir água lhe traz uma sensação de refrescância, além dos inúmeros benefícios para o corpo humano. Ele garantiu que é um viciado em água, principalmente quando está em sala de aula. “Eu bebo mais de três litros de água por dia. Se eu beber menos que isso fico com muita dor de garganta nos períodos que estou trabalhando”, disse.
CÁLCULO DE QUANTIDADE
Essencial para o bom funcionamento do organismo todos já sabem. Muita gente, no entanto, não sabe qual deve ser a quantidade correta de água a ser ingerida diariamente. Conforme a nutricionista Victória Guimarães, a média ideal de consumo de água varia de pessoa para pessoa. Um dos fatores que podem alterar essa medida é o peso, por isso, um cálculo foi criado para estimar o volume de água necessário para cada indivíduo.
Essa conta matemática considera que são necessários 35 ml de água por quilo de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em quilo por 35 para obter o resultado necessário, por exemplo, se você pesa 70 quilos é só multiplicar por 35, que o resultado será de 2.450, ou seja, 2 litros e 450 ml.
“Pra quem não tem hábito ou não gosta do sabor da água, o interessante é fazer as águas saborizadas que são adicionadas algumas frutas. Você pode colocar pedaços de limão, gengibre, morango, abacaxi, qualquer fruta vai dar um saborzinho diferente para a água”, aconselha a nutricionista.
Uma dica da profissional é sempre andar com uma garrafinha, porque ela ajuda lembrar de beber água. Mas tem gente que esquece até a garrafinha, para essas pessoas existem aplicativos de celular que tocam de tempo em tempo para lembrar do consumo. A nutricionista Victória Guimarães alerta ainda que os chás não substituem o consumo ideal de água.
- A água compõe até 60% do homem e 50% da mulher, e é usada em diferentes processos químicos e metabólicos do corpo.
- Uma pessoa normal perde cerca de 2,6 litros de água por dia, sem fazer nenhum exercício intenso. Se houver atividade física e muito suor, esse gasto pode aumentar até 1 litro.
- Sem água, o corpo humano só continuará funcionando por dois ou três dias.
- A desidratação do organismo pode levar a delírios, convulsões e até mesmo ao coma.