O governo federal decidiu intervir na Segurança Pública do Rio de Janeiro. Agora, por determinação do presidente Michel Temer, as Forças Armadas assumirão as atividades de segurança no Estado.
Segundo o portal Uol, o governo quer que a ação dure até dezembro, mas os detalhes do texto do decreto ainda não estão prontos e devem ser definidos nesta sexta-feira (16/02).
O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, participou da reunião que ocorreu nesta quinta-feira (15/02) para preparar o decreto. Com ele estavam o presidente Temer e os ministros da Defesa, Raul Jungmann, do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.
A constituição Federal prevê que o Congresso Nacional tem dez dias para aprovar o decreto.
Enquanto a intervenção durar, a Constituição Federal não pode sofrer alteração. De acordo com o G1, isso pode afetar o andamento da reforma da Previdência já que se trata de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que está com uma votação agendada para a próxima semana.
(Foto: Reprodução / GloboNews)