A fabricante de bebidas Heineken retirou nesta terça-feira (27/03) o anúncio de sua cerveja light após acusações de que a propaganda seria racista. Os comerciantes usaram as redes sociais para criticar o comercial do produto.
No vídeo, um barman avista, através de um binóculo, uma mulher de pele branca com uma taça de vinho branco. Ele, então, faz uma garrafa do produto deslizar sobre o balcão. A cerveja passa por três pessoas negras até chegar às mãos da cliente branca.
A princípio a peça publicitária parece ser inofensiva, mas o que causou a fúria dos consumidores é o slogan da campanha. A frase é “sometimes, lighter is better” . “Lighter” pode ser traduzido tanto como “mais leve” como “mais claro”. Dessa forma, o texto pode dizer tanto “algumas vezes, mais leve é melhor” quanto “algumas vezes, mais claro é melhor”.
Um rapper americano chegou a criticar a fabricante. O músico, Chance The Rapper, disse que suspeita que a propaganda tenha sido feita dessa forma intencionalmente. “Acho que algumas empresas estão divulgando propagandas visivelmente racistas para que consigam mais visualizações”, escreveu.
Em nota, a empresa afirmou que que o slogan faz referência aos benefícios da cerveja em si. “A Heineken reforça que não teve a intenção de causar qualquer desconforto aos seus consumidores em nenhum momento”.
Watch this Heineken commercial where a fair-skinned bartender slides a beer past 3 dark-skinned Black folks (2 women 1 man) to a racially ambiguous fair-skinned woman, and when the drink reaches its desired destination, the words “sometimes ligher is better” pops up on the screen pic.twitter.com/ExIuqN6wOi — LEFT? (@LeftSentThis) 26 de março de 2018
Com informações da Veja e O Globo
(Foto/ Reprodução )